Informação sobre o curso

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  • Duração100.0 horas
  • Dias0
  • Objectivos Específicos

    Teletrabalho

    • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

    Comunicação interpessoal e assertividade

    • Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
    • Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
    • Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.

    Estratégias de fidelização

    • Aplicar estratégias de fidelização de clientes.

    Comércio - evolução e modelos organizacionais

    • Sistematizar os factos fundamentais da evolução histórica do setor do comércio, analisando as suas tendências.
    • Identificar os principais modelos organizacionais das empresas comerciais.

  • Conteúdos Programáticos

    Teletrabalho

    • Teletrabalho
      • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
      • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
      • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
      • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
    • Competências do/a teletrabalhador/a
      • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
      • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
    • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
      • Gestão da confiança
        • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
        • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
        • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
        • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
      • Gestão da distância
        • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
        • Reorganização dos locais e horários de trabalho
        • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
        • Motivação e feedback
        • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
        • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
        • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
        • Controlo e proteção de dados pessoais
        • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
        • Assistência técnica remota
      • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
      • Formação e desenvolvimento de novas competências
      • Transformação digital – novas formas de trabalho
    • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
      • Organização do trabalho
      • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
      • Espaço de e para o teletrabalho
      • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
      • Pausas programadas
      • Riscos profissionais e psicossociais
        • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
        • Avaliação e controlo de riscos
        • Acidentes de trabalho
      • Gestão do isolamento

    Comunicação interpessoal e assertividade

    • Comunicação interpessoal
      • Elementos básicos do processo comunicacional
      • Determinantes da comunicação eficaz
      • Estilos comunicacionais
      • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Estilos de comportamento e comportamento assertivo
      • Estilos típicos de comportamento
      • Dimensões do comportamento assertivo
      • Componente emocional da assertividade
      • Desenvolvimento da assertividade

    Estratégias de fidelização

    • Conceito e objetivos da fidelização
    • Mecanismos que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização
    • Estratégias de fidelização

    Comércio - evolução e modelos organizacionais

    • Setor do comércio
      • História do comércio
      • Caracterização do setor do comércio
        • Actualidade
        • Tendências de evolução
    • Modelos organizacionais
      • Modelos organizacionais das empresas do setor do comércio
        • Estruturas
        • Estratégias
        • Mercados

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