Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioPós-laboral
  • Duração50.0 horas
  • Dias14
  • Início07/10/2021
  • Fim21/11/2021
  • Formandos Previstos30
  • Local de FormaçãoA distância
    A distância
    -
  • Observações

    Esta ação de formação é exclusiva para associações do concelho de Mira.

    Benefícios e apoios

    • Subsídio de Alimentação de 4,77€ por cada dia de formação;
    • Certificado de Qualificações.

     

    – Nestes cursos não é possível a integração de pessoas residentes no Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Ilhas.

  • Datas de Realização

    Setembro: 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28, 30
    Outubro: 4, 7, 12, 14, 19, 21

  • Condições de Inscrição

    Destinatários:

    • Ativos empregados (habilitações iguais ou superiores ao 9º ano);
    • Desempregados há menos de 1 ano, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, incluindo licenciados e inscritos no Centro de Emprego;
    • Candidatos ao 1.º emprego com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, com idade inferior a 25 anos e inscritos no Centro de Emprego há menos de 6 meses.

    Para a frequência desta ação, os candidatos deverão:

    • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
    • Possuir computador e internet.

     

    Entregar no ato de inscrição, através do email doc-cursos@infocus.pt ou na área pessoal seguindo o caminho LOGIN > SECRETARIA > DOCUMENTOS (os dados de acesso são enviados por email logo que submeta o formulário de inscrição):

    • Cópia do Certificado de Habilitações;
    • Comprovativo de morada - fatura em seu nome ou obter pelo portal das finanças. Veja como AQUI;
    • Comprovattivo de IBAN em nome do/a formando/a;

    Trabalhador por conta de outrem

    • Declaração da entidade patronal com horário de trabalho, assinada, carimbada e datada (ver modelo aqui);

    Trabalhador independente, conta própria

    • Declaração onde declare que irá frequentar a ação fora do horário de trabalho (ver modelo aqui)
    • Cópia do comprovativo de abertura de atividade (pode obter no portal das finanças ou em qualquer repartição);
    • Comprovativo de pagamento à Segurança Social ou recibo de um dos dois meses anteriores 

    Desempregado, menos de 12 meses

    • Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego. Pode obter o mesmo  na área pessoal presente em https://iefponline.iefp.pt/ ou solicitar ao seu Centro de Emprego (pode pedir o mesmo por email ou telefone);

     

  • Objetivo Geral

    • Aplicar métodos e técnicas de marketing associativo.
    • Identificar os principais instrumentos de contabilidade associativa.
    • Aplicar estratégias de financiamento de projetos.
    • Elaborar o plano de atividades de uma associação.
    • Reconhecer a importância da formação dos recursos humanos na gestão da associação.

  • Conteúdos Programáticos

    • Fundamentos da organização associativa
      • Órgãos constituintes e princípios de funcionamento administrativo
      • Recursos: humanos, patrimoniais, informativos
      • Plano de atividades
      • Relação com os associados
      • Papel do dirigente associativo
      • Formação dos recursos humanos da associação
    • Marketing associativo
      • Metodologias de análise das potencialidades de uma associação
      • Divulgação de eventos e atividades e de comunicação da associação
      • Novas tecnologias
      • Redes e procura de sinergias por via de parcerias
    • Contabilidade associativa
      • Enquadramento contabilístico do terceiro sector
      • Fundamentos gerais de funcionamento: gestão de quotas, contas bancárias, pagamentos e recebimentos, bens, emissão de recibos, inventários, compromissos, dívidas, entre outros conceitos aplicáveis à contabilidade associativa.
      • Organização e prestação de contas (interna e externa)
      • Relatórios de contas, balanços, balancetes e demonstração de resultados
      • Relatórios específicos e sua articulação com a contabilidade geral da associação
      • Preparação básica para auditoria
    • Financiamento e desenvolvimento associativo
      • Financiamento de projetos
      • Plano de atividades e Programas de apoio associativo, nacionais e internacionais
      • Candidaturas a programas e apoios: aspetos fundamentais de organização e gestão
      • Orçamentação
      • Rentabilização e valorização de recursos associativos
      • Recursos Humanos e formação

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