Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Dias0
  • Objectivos Específicos

    • Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional.
    • Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.

  • Conteúdos Programáticos

    • Comunicação interpessoal
      • Comunicação interpessoal – conceitos gerais
        • Discussão
        • Conflito
        • Consenso
        • Negociação
        • Argumentação e persuasão
        • Concessão
        • Prova
        • Confiança
        • Escuta
        • Influência
      • Análise de comportamentos individuais e em grupo
      • Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes
      • Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial
      • Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos
      • Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação
      • Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual
    • Comunicação institucional
      • Comunicação institucional – fundamentos gerais
        • Edição
        • Carta gráfica
        • Multimédia
        • Montagem
        • Revista de imprensa, Desdobrável e encarte
        • Publicidade de produto e institucional
        • Stand eexposição
        • Afixação e painel
        • Organização virtual
        • Redes de comunicação
      • Utilização de meios de difusão
        • Magnetoscópio
        • Retroprojetor, projetor vídeo e data-show
        • CD-ROM
        • Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica
        • Televisão
        • Banco de imagens ou de vídeo
        • Internet
      • Identificação de mensagens dirigidas à organização
        • Mensagens postais e eletrónicas
      • Meios de comunicação social
      • Preparação de elementos de informação para o exterior da organização
        • Dossiê de imprensa
        • Comunicados de imprensa
        • Notícias
        • Newsletters
        • Folhetos e desdobráveis
      • Análise de necessidades de comunicação institucional
      • Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo
        • Fotógrafo, jornalista e cineasta
        • Agência
      • Montagem de textos e ilustrações
      • Preparação de exposições na organização ou em eventos externos

Manifestar interesse Pedir contacto