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  • Duração25.0 horas
  • Dias0
  • Objectivos Específicos

    Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

  • Conteúdos Programáticos

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  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • Motivação e feedback
      • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • Controlo e proteção de dados pessoais
      • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • Avaliação e controlo de riscos
      • Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento

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